quarta-feira, 21 de março de 2012

Hortências

Foto tirada em Gramado março/12
Esta planta de origem asiática se caracteriza por ser um arbusto de grande porte, atingindo cerca de três metros de estatura, que possui folhas bem grandes e caxos de flores de várias cores, como branco, rosa, lilas, roxo, vermelho e azul.

 Foto tirada em Gramado março/12



Esta planta não apresenta nenhum problema quanto a queimaduras solares por viver em locais ensolarados, logo você pode plantá-la onde quiser em seu jardim ou calçada sem se preocupar com proteções. Apenas garanta que ela vai receber luz suficiente para crescer.

Foto tirada em Gramado março/12 



Floresce a partir do final da primavera. 
Pode ser cultivada em regiões de invernos frios, como as do sul do país.
Cidades serranas do sul do país a cultivam nas beiras de estradas, para ornamentação de lugares públicos.


Foto tirada em Gramado março/12 




As flores são pequenas reunidas em grande inflorescência, a maioria não fértil. 


No entanto, a hortência é tóxica e o seu uso em locais de jogos infantís deverá ser evitada. 



domingo, 5 de fevereiro de 2012

Gloxínia

 Foto tirada dez 2011/ BH




Pertencente à família das Gesneriáceas, a gloxínia (Sinningia speciosa) é uma planta exótica que exibe em suas cores e formas toda a beleza e exuberância das matas tropicais. Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas. Sua origem tropical pode ser notada no tamanho e características de flores e folhas: as flores, aveludadas e graúdas, podem atingir até 10 cm de diâmetro e a folhagem, igualmente de tamanho considerável, apresenta folhas ovaladas e também aveludadas.



  Foto tirada dez 2011/ BH




Como uma planta tropical, a gloxínia prefere temperaturas entre 22 a 24ºC e nível médio de umidade. Para não errar, pode-se usar um método simples para irrigação: encha o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e coloque os vasos com as gloxínias sobre esta camada; em seguida ponha água no recipiente e deixe que a terra absorva a umidade necessária.


 Foto tirada dez 2011/ BH

Gloxínia Roxa, 
Gosta de luminosidade para se desenvolver , mas não deve ser exposta diretamente ao sol. Locais como as janelas, onde  recebem luz  pela manhã e à tarde, são ideais. Deve ser regada duas vezes por semana mas nunca encharcar a terra.


Significado: 
O amor à primeira vista, e, quando utilizada como presente, pode expressar a intenção de namoro ou casamento, para os novos começos, para as fases de transição fazendo transpor obstáculos sem medo de errar.

sábado, 28 de janeiro de 2012

GÉRBERA

Foto tirada em dez /11- B.H.


A espécie tem boa demanda para decorar ambientes residenciais e comerciais, seja em vasos ou arranjos,é uma flor ideal para embelezar ambientes com cores intensas e vibrantes, pertencente à família das Asteraceae, que inclui o girassol e a margarida



 Foto tirada em dez /11- B.H

É uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada, seja em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Como é rústica, tolera solos mais secos, porém, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana. O cultivo da flor deve ser realizado em local arejado e onde há incidência de sol. Propagada por sementes, tem em geral na segunda floração a aparência mais vistosa. Com até 40 centímetros de altura, ela conta com variedades para corte e para plantio em vasos


 Foto tirada em dez /11- B.H





Esta flor foi batizada com o nome de gérbera em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu na província do Transval, na África do Sul. Aliás, muita gente ainda a conhece como “margarida-do-Transval". Do branco ao vermelho intenso, as gérberas apresentam-se em cerca de 20 tonalidades diferentes, passando por tons amarelos e alaranjados.


 Foto tirada em dez /11- B.H




A gérbera é rústica e adapta-se bem a ambientes de clima seco no verão e ameno no inverno. Nos jardins, a incidência direta dos raios solares não é recomendável. Salvo isto, pode ser usada em canteiros como bordadura ou mesmo cobertura de superficies pequenas no solo, já que seu porte dificilmente ultrapassa os 40 centímetros.No vaso, dura entre duas e seis semanas, dependendo da variedade e dos tratos culturais que ela receberá. Regas em excesso e muito sol abreviam seu tempo de vida. Escolher um local arejado e iluminado para colocar a flor e investir na sua nutrição com uso do adubo certo, por outro lado, prolongam o tempo da floração. O retirar de folhas e flores velhas é outra medida a ser adaptada para manter a gérbera sempre com aparência saudável.

Foto tirada em dez /11- B.H

Nos vasos, a limitação do espaço impede o crescimento das raízes e dificilmente ela voltará a florescer, no entanto se acontecer será com flores de pior qualidade, a não ser que se transplante a planta para um vaso um pouco maior. O adubo utilizado normalmente é o liquido com nitrogênio, fósforo e potássio em concentrações que privilegiam um ou outro elemento químico, dependendo da sua fase de desenvolvimento, seguramente que as embalagens informam claramente se o adubo é mais indicado para folhagem, crescimento ou floração.