domingo, 5 de fevereiro de 2012

Gloxínia

 Foto tirada dez 2011/ BH




Pertencente à família das Gesneriáceas, a gloxínia (Sinningia speciosa) é uma planta exótica que exibe em suas cores e formas toda a beleza e exuberância das matas tropicais. Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas. Sua origem tropical pode ser notada no tamanho e características de flores e folhas: as flores, aveludadas e graúdas, podem atingir até 10 cm de diâmetro e a folhagem, igualmente de tamanho considerável, apresenta folhas ovaladas e também aveludadas.



  Foto tirada dez 2011/ BH




Como uma planta tropical, a gloxínia prefere temperaturas entre 22 a 24ºC e nível médio de umidade. Para não errar, pode-se usar um método simples para irrigação: encha o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e coloque os vasos com as gloxínias sobre esta camada; em seguida ponha água no recipiente e deixe que a terra absorva a umidade necessária.


 Foto tirada dez 2011/ BH

Gloxínia Roxa, 
Gosta de luminosidade para se desenvolver , mas não deve ser exposta diretamente ao sol. Locais como as janelas, onde  recebem luz  pela manhã e à tarde, são ideais. Deve ser regada duas vezes por semana mas nunca encharcar a terra.


Significado: 
O amor à primeira vista, e, quando utilizada como presente, pode expressar a intenção de namoro ou casamento, para os novos começos, para as fases de transição fazendo transpor obstáculos sem medo de errar.