sábado, 29 de outubro de 2011

Chifre de Veado

Foto tirada no R.J. bairro Laranjeiras





Nome Científico: Platycerium bifurcatum 

Nome Popular: Chifre-de-veado, samambaia-chifre-de-veado 

Família: Polypodiaceae 

Divisão: Pteridophyta 

Origem: Austrália, Nova Guiné, Nova Caledônia e Ilha Sunda 

Ciclo de Vida: Perene 

O chifre-de-veado é uma planta epífita, da família das samambaias, com dois tipos distintos de folhas: 

As da base, arredondadas, nascem verdes, mas tornam-se castanhas, de fina espessura e aderem ao substrato e as restantes permanecem verdes, crescem e bifurcam-se (como os chifres dos veados). 

Planta muito ornamental, deve ser cultivada em substratos para epífitas, à meia-sombra, aprecia luz intensa mas deve ser protegida do sol direto, sobretudo quando este está mais quente e com muita umidade. Bastante rústica e tolerante ao frio. A planta tende a espalhar-se em cima do vaso tornando quase impossível verificar a secura da terra e a rega a partir de cima. Tanto na natureza como em cultivo doméstico o seu crescimento é bem lento, possuindo uma fase de crescimento no começo da primavera e outra de repouso sempre no inverno. 

São plantas extremamente exóticas, chamando sempre muita atenção aonde se encontram. 

No paisagismo presta-se para uso isolado ou em composição com outras epífitas, em muros ou árvores. Deve ser plantada preferencialmente na vertical. 
Multiplica-se pela separação das mudas que se formam próximo à planta mãe,ou por esporos, no outono ou verão. Os esporos situam-se nas pontas da parte inferior das folhas, parecendo uma ferrugem marrom lanosa. Passar de leve algodão e umedecer bem, deixando dentro de um vaso, mantendo sempre úmido. Dentro de algum tempo irão aparecer as pequenas plantinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário